A edição de 26 de abril de 2024 do programa Globo Repórter, veiculado na Rede Globo de Televisão, foi dedicada ao Rio Iguaçu, desvendando natureza, paisagens, histórias e pessoas ao longo dos mais de 1.300km desse rio que corta o estado do Paraná para formar as Cataratas do Iguaçu — uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.
Juntamente com aventuras, turismo, culinária e pesquisa científica, teve destaque a conservação da natureza, representada pela Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu, em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, onde estão algumas das principais nascentes formadoras do Rio Iguaçu.
Para a produção do programa, Carlos e Elisabeth Soares — proprietários da RPPN — contaram sobre o trabalho de criação do Observatório e a conservação de seus recursos naturais, sobretudo do manancial de águas e da biodiversidade em uma área oficialmente protegida pela legislação brasileira.
Eles também conduziram a equipe de reportagem até o principal afloramento d’água do Observatório, que está isolado e preservado. Carlos e Elisabeth narraram alguns aspectos da conservação da floresta no local, que asseguram o fluxo d´água em direção ao rio Iraizinho, um dos formadores do Iguaçu, que inicia poucos quilômetros adiante.
A parte do programa Globo Repórter sobre o Observatório Ornitológico está neste link . A edição completa do programa encontra-se neste outro link.
Assistir ao programa é conhecer o Iguaçu muito além das famosas Cataratas: é ter ciência das ameaças à sua integridade e conhecer histórias de vida de gente que vive ao longo do seu curso, das nascentes à foz.
ความคิดเห็น