top of page

Vínculos Institucionais

Parcerias para ampliar resultados

O Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu complementa sua gestão por meio do diálogo e atuação conjunta com órgãos governamentais, plataformas-cidadãs e instituições de ensino, de pesquisa e do Terceiro Setor. O propósito desta estratégia de gestão é apoiar e ampliar a divulgação e o estudo da biodiversidade local, com foco nas aves. Também visa a potencializar resultados e influenciar a elaboração de políticas públicas que favoreçam a conservação da biodiversidade e a proteção de áreas naturais na Mata Atlântica.

 

Na lista abaixo, são apresentadas as instituições e plataformas-cidadãs com as quais o Observatório atua em convergência.

APAVE (www.apave.org.br)
A Associação dos Protetores de Áreas Verdes do Paraná (APAVE) atua para criação e ampliação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) no estado do Paraná. Para isso, reúne pessoas que tomam a iniciativa de proteger áreas naturais — muitas vezes, disponibilizando o patrimônio pessoal ou familiar em benefício coletivo de toda a sociedade. O Observatório Ornitológico é membro da APAVE e integralmente alinhado com os propósitos da Associação.

BPAmb – Força Verde (www.pmpr.pr.gov.br/BPAmb)    
Junto ao Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde, o Observatório tem relacionamento de parceria, para troca de informações e apoio na fiscalização e repressão de crimes ambientais detectados no perímetro do Observatório e/ou no seu entorno.

Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO) (www.cbro.org.br)
Criado em 1999, o Comitê tem entre seus principais objetivos: (i) manter atualizada a lista de espécies de aves que ocorrem no Brasil, incluindo espécies residentes, visitantes regulares e acidentais; e (ii) sugerir o mais indicado tratamento taxonômico e nomenclatural para as aves brasileiras. A 12ª edição da lista, publicada em 2015 e disponível no website do CBRO, serviu de referência para elaboração da lista de aves do Observatório Ornitológico.

Grande Reserva Mata Atlântica (www.grandereservamataatlantica.com.br)
A maior área contínua remanescente da Mata Atlântica, da qual o Observatório Ornitológico faz parte, é defendida por um esforço conjunto de diversas instituições. A finalidade é melhorar o padrão de gestão das Unidades de Conservação e envolver comunidades locais nos trabalhos de conservação. Também propõe um modelo de desenvolvimento que concilie a economia com a preservação dos patrimônios ambiental e cultural desta região. A Grande Reserva acompanha a costa e a cadeia de montanhas da Mata Atlântica entre o sul do estado de São Paulo, leste do Paraná e norte de Santa Catarina.

Instituto Água e Terra (IAT) (www.iat.pr.gov.br)
O Instituto Água e Terra (IAT) é o órgão responsável por fiscalizar e proteger o patrimônio ambiental no estado do Paraná. Com este mesmo intuito, o Observatório Ornitológico Nascentes do Iguaçu apoia o IAT nos estudos e ações que visam a assegurar a qualidade dos ecossistemas nas áreas adjacentes do Parque Estadual Serra da Baitaca, Unidade de Conservação gerida pelo órgão ambiental e da qual as divisas do Observatório estão a apenas 430 metros. Adicionalmente, esta proximidade pode facilitar e tornar a estrutura local como ponto de apoio para levantamentos que o IAT queira fazer visando à ampliação do Parque. A localização do Observatório Ornitológico favorece, ainda, ações em áreas de amortecimento de outras duas Unidades de Conservação geridas pelo IAT: ao sul, a Área de Proteção Ambiental Estadual do Piraquara e, ao norte, a Área de Proteção Ambiental do Iraí.

Prefeitura Municipal de Piraquara (www.piraquara.pr.gov.br)    
Por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a prefeitura de Piraquara atua na troca de informações e apoio na fiscalização e cumprimento da legislação municipal aplicável ao Recreio da Serra, particularmente aquelas com impactos ao Observatório Ornitológico.

 

SPVS (www.spvs.org.br)
A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) é uma organização não governamental que desenvolve projetos de conservação da natureza. Uma de suas iniciativas é o Condomínio da Biodiversidade, que incentiva a proteção de áreas naturais privadas e públicas em ambientes urbanos na Região Metropolitana de Curitiba.

eBird (ebird.org)
A plataforma eBird é usada pelo Observatório para consultas e pesquisas sobre aves. Da mesma forma,  interessados em aprofundar conhecimentos sobre as espécies que ocorrem na Reserva são incentivados a conhecer e utilizar este banco de dados online sobre aves do mundo todo. É tanto acessível, quanto colaborativo, ou seja, os usuários do eBird podem contribuir com dados de suas próprias observações de aves.

 

WikiAves (www.wikiaves.com.br)
O Observatório Ornitológico usa a plataforma WikiAves como base de dados para divulgar informações complementares sobre as aves que ocorrem na Reserva. Também orienta e estimula os interessados a acessarem o Wikiaves. Essa plataforma fornece ferramentas de fácil e livre uso  para armazenamento  de registros fotográficos e sonoros de aves observadas no Brasil.

bottom of page